O que é funcional fight?

O objetivo é definir o corpo sem, necessariamente, aumentar a massa muscular do praticante, como em outras modalidades. Aliás, essa é uma das razões pelas quais várias modelos e celebridades são adeptas. Na prática, o funcional fight envolve uma série de exercícios bem ligados ao treino de MMA ou karatê. Ou seja, são exercícios funcionais que envolvem movimentos de luta, como chutes, esquiva e socos, fortalecendo o corpo.

Mas aí, você pode se perguntar: Então, qual é a diferença entre praticar o funcional fight e as diversas modalidades de artes marciais?

Bom, o fato é que o funcional fight é uma atividade física relativamente nova, e ainda está em fase de desenvolvimento, ao contrário das artes marciais, que são milenares e já com práticas consolidadas.

Então, todos os dias vão surgindo novas técnicas e exercícios a partir das necessidades dos praticantes, e, também, por conta da troca de experiências entre os profissionais.

Além disso, a modalidade também mistura vários exercícios básicos das artes marciais (como boxe, muay thai e karatê), sem perder o foco do objetivo, que é o de melhorar o condicionamento físico e estético dos praticantes, que também procuram a modalidade para outros objetivos, como emagrecimento e melhora do abdômen.

Então, os exercícios utilizados durante os treinos dependem de cada objetivo. Por exemplo, para quem quer emagrecer, as atividades são voltadas ao estímulo do processo de queima de calorias e ao aumento do ritmo cardíaco. Já para quem quer definir o abdômen, por exemplo, vários abdominais são incluídos nas aulas.

Mas, de forma geral, as aulas incluem exercícios de socos, pulos, técnicas de aquecimento, chutes, karatê, boxe, jiu-jitsu, entre outros. Aqui na FUDOSHIN, as aulas de funcional fight são bem intensas e duram 1:00 hora.

Para quem o funcional fight é indicado?

As aulas de funcional fight são indicadas para todas as pessoas que podem ser exercitar. Afinal de contas, elas podem, inclusive, fazer parte de uma estratégia maior de treino, de acordo com os seus objetivos.

O funcional fight também é muito indicado para aquelas pessoas que estão em fase de treinamento para provas e testes físicos, pois os exercícios ajudam no fortalecimento muscular e podem contribuir para o desempenho.

Bom, mas como em toda modalidade física, aqui vai uma dica muito importante: é essencial que você passe por uma avaliação física antes de iniciar qualquer exercício físico. Neste post aqui a gente conta os motivos e como essa avaliação é feita.

Quais são os benefícios do funcional fight?

São muitos! Aqui vai uma lista deles:

# O funcional fight melhora a saúde física como um todo

Em uma única aula, por exemplo, você pode queimar até 900 calorias, o que, consequentemente, vai fortalecer os seus músculos e tonificar o seu corpo.

Além disso, a qualidade de vida melhora como um todo, pois essa atividade física também ajuda no controle do colesterol, da pressão arterial, na melhora da postura, do equilíbrio e de outros males que podem minar as energias ao longo do dia.

E por falar em energias:

O funcional fight melhora a saúde mental

É impressionante como as atividades físicas ajudam a mente, não é mesmo? E no funcional fight não é diferente. Nas aulas, se aprende várias técnicas e conceitos que fortalecem e estimulam a mente, tais como: concentração, foco, autocontrole, disciplina, respeito, resiliência e outros ensinamentos que são trazidos por conta da mistura de artes marciais. E todas essas lições são levadas para a vida fora da academia – e cá para nós, isso é muito importante nos dias atuais de intensa correria, não é mesmo? Como consequência da melhora da nossa saúde física e mental:

O funcional fight ajuda a diminuir o stress

Já até dissemos neste post aqui sobre porque os exercícios físicos ajudam a diminuir o stress. De um modo geral, quando você se exercita – o que inclui o funcional fight –, o corpo libera, durante e/ou após, alguns hormônios diretamente ligados ao bem-estar. São eles: Serotonina, que é liberada durante e depois dos exercícios e transmite a mensagem de prazer e bem-estar ao cérebro. Ela ajuda, ainda, na regulação da fome, do sono e dos distúrbios de humor. Endorfina, que funciona como um analgésico natural que ajuda a regular as emoções, aliviar a dor e trazer relaxamento para o corpo. Dopamina, que é responsável pela memória, pela cognição e pelo aprendizado. Quando a dopamina está desregulada no corpo, você pode ficar desmotivado, estressado e sem concentração.

Outros benefícios do funcional fight são:

As aulas são personalizadas e se adaptam às suas necessidades; É um trabalho em equipe, o que ajuda muito na motivação e na superação dos desafios; As suas habilidades motoras são aperfeiçoadas, o que ajuda a sua rotina; Aumenta a sua energia para o trabalho, e, consequentemente, melhora a produtividade; Melhora a postura e o equilíbrio, e, consequentemente, diminui as dores; O funcional fight pode auxiliar no processo de reabilitação de certas estruturas afetadas por lesões (desde que autorizado e recomendado por um profissional). No geral, quando o assunto é perder peso, muitas pessoas recorrem à musculação, exercícios aeróbicos e academia. No entanto, hoje em dia a luta também tem sido cada vez mais procurada. São diversos os tipos de lutas que podem ajudar a perder peso e definir o corpo. Mas afinal, você sabe qual é a melhor luta para emagrecer? Pensando nisso, reunimos alguns tipos de lutas que são eficazes no processo de emagrecimento. Embora a luta possa parecer um esporte truculento ou violento, é sim possível relaxar, se divertir e emagrecer. Além de possuir inúmeros benefícios para o seu corpo e mente, é uma maneira superinteressante de definir o corpo e também ganhar conhecimento e experiência com defesa pessoal. Em suma, é possível queimar muita gordura durante as aulas de artes marciais. Todavia, aulas com maior intensidade e duração tendem a alcançar o objetivo de forma muito mais rápida Basicamente, a queima de calorias varia muito de acordo com o tipo de exercício realizado ou da modalidade de arte marcial praticada. Por exemplo, o Muay thai e o karatê é bastante indicado para quem deseja perder muito peso rapidamente. Porem o karatê também é indicados para quem quer definir a musculatura, fortalecimento dos ossos e tendões tendo por sua vez, um grande alciliando no desenvolvimento circulatório e respiratório. Dito isso, a luta com certeza está entre os esportes para emagrecer com maior ganho de adeptos dos últimos tempos. Seja ela karatê, jiu jitsu, Muay thai ou kung fu. O karatê é uma arte marcial japonesa que traz inúmeros benefícios para o corpo, além de requerer muita energia e força. No geral, a maioria dos movimentos focam na parte superior do corpo. Sendo assim, uma ótima opção para quem possui muito acumulo de gordura nessa região agora imagina aliado ao funcional? Basicamente, o karatê trabalha de forma que os músculos fiquem esticados e duros, o que ajuda a definir e a diminuir a flacidez.

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
YOUTUBE
Instagram